BLOGOL! Futebol e Outras Histórias


E a gente vai ter que dormir com esta:

manchete em Asunción: 'En casa manda la Albirroja!"



 Escrito por Rafa às 18h42 [] [envie esta mensagem] []






torcer contra o Brazil?

 

Na quinta-feira estava no vestiário, depois de uma exaustiva aula de hidroginástica, e o pessoa começou a falar da Seleção. Éramos em cinco ou seis, e fiquei alegre com a unanimidade contra o Dunga. Mas fiquei espantado quando os três mais jovens, três professores, concluíram que valia a pena torcer para o Brasil perder, se a recompensa fosse a saída do Dunga. É comum esse sentimento em relação ao próprio clube. Nos achamos no direito -e talvez tenhamos razão- de sermos os mais críticos com relação ao que amamos. Como normalmente reagíamos em relação à nossas próprias familias e amigos, consideramos que só nós é que podemos meter o pau. De fora não aceitamos críticas. Mas agora, torcer contra a Seleção?!?

É que apesar do meu desgosto de ver a Seleção nas mãos desse incompetente técnico, não consigo torcer contra o Brasil. Contra o Corinthians já me revoltei muitas vezes, mas contra o Brasil não dá. Além disso, se não ganharmos pelo menos três pontos nestas duas partidas, vamos ficar muito mal nas eliminatórias.

Se perdermos hoje, terminaremos a rodada em quatro lugar, com cinco pontos atrás do Paraguai, quatro atrás da Argentina (que deve vencer hoje) e um atrás da Colômbia. Vexaminoso, não?

E às 10 da noite, jogão: Lakers X Celtics...

Se os Celtics fecharem a série, mostro uma foto exclusiva que tenho do Kevin Garnett...



 Escrito por Rafa às 12h10 [] [envie esta mensagem] []






para festejar o futebol-arte, vesti uma camisa laranja e saí por aí

 o trailer

(o filme é muito melhor que o trailer; o que hoje não é muito comum)

Vesti uma réplica da camisa da Holanda de 74 e fui ver '1958 - O ano em que o Mundo descobriu o Brasil'. Fico devendo os comentários -me emocionei muito vendo aqueles caras jogando bola, e preciso de um tempinho - mas digo: veja o trailer acima e vá ver o filme. Se você ama o futebol brasileiro e acha que isso nasceu com você, saiba quem são os verdadeiros causadores desse amor.

Fico devendo também meu comentário sobre o texto do Edu. Andei pensando sobre o que ele escreveu, mas quero escrever sobre o assunto com mais calma.

E no meio do filme me lembrei do Dunga...se ele fosse um 'motivador' mostraria esse filme antes de cada jogo da Seleção. Se ele respeitasse o futebol brasileiro. Se ele... mas...



 Escrito por Rafa às 20h15 [] [envie esta mensagem] []






Futebol, uma ilha de moralidade?

O Edu mandou esse texto para o BLOGOL! Vale a pena pensar sobre o assunto...faço meu comentário escrito, amanhã...

 

Quando Mano Menezes disse, durante sua entrevista coletiva após a derrota em Recife, que o Corinthians “quase foi proibido de vencer o jogo”, o técnico insinuou, de maneira muito clara, que acredita que a decisão da Copa do Brasil possa ter sido manipulada.

Declarações como a do técnico de 46 anos são geralmente encaradas da mesma forma: choro de perdedor. Às vezes repercutem por alguns dias, são relembradas pelos torcedores mais fanáticos, mas sempre esquecidas.

O técnico, apesar de alguns arroubos passionais, é conhecido como alguém de bom senso e bom caráter. Portanto, que tal assumir por um momento que Mano possa estar correto?

No final do Brasileiro do ano passado, enquanto o Corinthians jogava sua vida em Porto Alegre para escapar da segunda divisão, o Inter de Porto Alegre foi até Goiás. E perdeu com uma decisão muito polêmica do árbitro Djalma Beltrami, que mandou o Goiás, repetir três vezes um pênalti até que a bola entrasse.

Dirão os céticos: mas Clemer, goleiro do Inter, realmente se adiantou nos lances. O juiz, portanto, apenas seguiu a regra. Correto. Exceto que não me lembro de, numa partida tão importante, um juiz ser tão rigoroso a ponto de mandar uma cobrança ser repetida tantas vezes. E nunca em seu histórico de arbitragens esse mesmo juiz mandou uma cobrança ser repetida tantas vezes. Ou seja: às vezes a regra é aplicada com extremo rigor, e outras vezes o juiz é menor rigoroso – o que propicia aos juizes uma incrível margem de manobra. Resta saber se a decisão de ser rigoroso ou complacente tem a ver com numerologia ou com alguma pressão externa.

Nesse momento, os torcedores dos outros times devem estar espumando. Quer dizer que justifico todas as derrotas do Corinthians a erros de juiz ou manipulações de resultado? De forma alguma. Apenas, como corinthiano, esses são jogos emblemáticos para mim, mas qualquer torcedor, de qualquer clube, não terá problemas de substituir os jogos citados acima por partidas em que seu time tenha sido prejudicado.

Mas este não é mais um artigo falando do péssimo nível das arbitrangens brasileiras. Ele vai além.

Quando o juiz Edílson Pereira de Carvalho foi pego como integrante da “Máfia do Apito”, em 2005, ele deu declarações muito interessantes que também tiveram pouca repercussão na imprensa. Edílson contou que, quando tinha que “acertar” algum resultado, ele não inventada pênaltis, por exemplo, já que isso seria facilmente descoberto. Ele usava uma tática mais sutil: irritava os jogadores do time que deveria perder com cartões, grosserias, e inversão de faltas no meio-campo. Não deixava o time jogar e ainda assim escapava das mesas redondas pós-jogo, que geralmente analisam apenas os lances que podem resultar em gols.

Voltando ao jogo de Recife, é exatamente disso que reclama Mano. Que o Corinthians foi punido através da marcação de faltas no ataque que travaram o time.

“Amanhã alguns interessados não vão falar sobre isso, porque é mais fácil ser duro com quem perdeu. O Corinthians está pagando hoje o que fez no passado.” O passado a que Mano se refere é o período em que o Corinthians foi comandado pela MSI de Kia Joorabchian.

Na época, milhões de dólares foram injetados no clube, dinheiro cuja origem nunca foi comprovada. Mas o plano da MSI era maior. Eles tinham negócios também com Flamengo e Atlético-MG, por exemplo. E Kia chegou a dizer que a empresa queria renegociar os direitos de transmissão dos jogos, um negócio de milhões.

Pela ousadia de mudar o status quo do futebol brasileiro, Kia e a MSI foram defenestrados – o que foi fácil, já que o telhado de vidro deles era enorme e frágil. Mas a ousadia do iraniano – e, por tabela, do Corinthians – tem custado caro ao time.

A imprensa esportiva, de um modo geral, não entra na história de manipulação de resultados. Tratou a questão de Edílson como um fato isolado, uma simples maçã podre. Mas a lógica indica o contrário.

Na semana passada o Porto, de Portugal, foi punido pela Uefa por corrupção e suborno de árbitros durante a temporada 2003/04 do Campeonato Português. Na Itália, em 2006, clubes poderosos como Fiorentina, Lazio e Milan, além de juizes e dirigentes, foram punidos pelo mesmo motivo. Até mesmo a NBA passa por um escândalo semelhante.

Como achar que o futebol brasileiro, comandado há anos por Ricardo Teixeira, está livre disso? Justamente no Brasil, onde casos de corrupção em todas as esferas sociais são muito comuns, num país que sempre aparece entre os mais corruptos na lista da Transparency International? Seria o futebol um ilha de moralidade?

Ninguém consegue afirmar com certeza que existem jogos armados no país, mas porque não dar um pouco de crédito aos que dizem isso e investigar a questão a sério?

(linda vista áerea da Ilha do Retiro) ilustração por minha conta



 Escrito por Rafa às 20h15 [] [envie esta mensagem] []






HOLANDA 4X1 FRANÇA

                                   (Kuyt comemora o primeiro gol)

Jogadores holandeses só não são melhores do que pintores holandeses...mas deu gosto ver o time de Van Basten hoje...

E não é que a França jogou muito mal...faltou atacante, só Ribéry funciona lá na frente...

                                         (van Persie comemora o seu)

E o Buffon heim?! A Itália vai como sempre foi: dramaticamente...e com aquele futebol horrível...

E ontem, ao ver o Celtics perdendo por uma diferença de 24 pontos, desisti e fui dormir...e Paul Pierce de novo, foi o homem do jogo e o time de Boston virou prá cima dos Lakers...mesmo que não feche a série no domingo, volta para Boston com  a vantagem nas costas...lá não perde, não!

Pierce segurou Bryant...daí...



 Escrito por Rafa às 17h49 [] [envie esta mensagem] []






O Brasileirão começa hoje

Palmeiras X Cruzeiro

Fluminense X Santos

Palmeiras e Santos podem começar a respirar. Na verdade, precisam deste ar. O Palmeiras não pode nem empatar.

No sábado:

Inter X Botafogo

Flamengo X São Paulo

Inter e São Paulo também estão apenas com o nariz fora d'água. Qualquer bobeada...

Agora, alguém poderia me explicar por que o Fla, em seis rodadas só saiu do Maracanã um vez? E na sétima, quando sair, vai pegar o Ipatinga!



 Escrito por Rafa às 16h07 [] [envie esta mensagem] []






UM FREVO TRISTE

Eu não sou corinthiano por acaso. Ou por paixão, já que o futebol é assim. Mas, para desgosto dos meus amigos tricolores, torci para o Corinthians. Pelo Rafa, pela Júlia e pelo meu pai, que nunca foi fanático pelo futebol, mas ontem parecia um gavião. Nasci no coração da zona leste. E, desde Tupãzinho, Neto e cia no título do Brasileiro, não consigo gostar do Parque São Jorge. Mas, ontem, foi diferente.

Eu sei que esse texto choca até o mais maluco dos tricolores, mas o Corinthians foi um vencedor. Foi pênalti no Acosta? Felipe falhou? Mano Menezes não deveria ter sido expulso quando o time precisava dele?

Sei lá. A Copa do Brasil, pato feio da turnê tupiniquim, é um torneio empolgante. Até hoje não esqueci o gol do Cruzeiro aos 40min do segundo tempo que tirou o título do São Paulo. É, para todos os críticos, o torneio mais democrático do futebol brasileiro (o Sport é o 12° campeão em 20 edições). E o caminho mais curto para a gloriosa Libertadores. Tem defeitos? Sim, é imperfeita na fórmula do gol fora (na minha opinião), é brega porque toca "We are the champions" e quase sempre é escanteada em cifras. Mas é bonita e tem um que de "Revolução dos Bichos" ao terminar no Recife, em São Caetano ou no Norte do país.

Acho que o Corinthians é grande. Era um time que não tinha teto, não tinha janela, não tinha nada. Mas que certamente voltará à série A em 2009. Tem torcida (em não um bando de louco), tem brio (e não sorte) e tem viço (e não azar). Parabéns Corinthians!

O quase dói. Eu sei bem o que Fluminense, Grêmio e Inter fizeram. Mas não sou cego para reconhecer que a coragem levou esse time muito aquém do que se esperava.

E parabéns ao Sport, que se nunca pôde festejar um título do Brasileirão embargado, hoje venceu o mais brasileiro dos títulos nacionais.



 Escrito por silvinho às 00h15 [] [envie esta mensagem] []






perdemos...

...como disse antes, não vi o 2º tempo...mas algo me alegra e algo me assusta, agora e quase sempre...

moro num bairro majoritariamente palmeirense (50%) e tricolor (35%) ...neste momento há um buzinaço e uma chuva de fogos comemorando a derrota do Corinthians... isso eu não entendo...ou não aceito...

ouço a torcida do Corinthians cantando das janelas  'Não para, não para,não para...' depois de uma grande derrota, mostrando que sabe que sua tarefa é levar o time de volta à primeira divisão...isso me alegra...

ouço vozes masculinas e femininas gritando nas janelas dos prédios, a plenos pulmões, como possessos fanáticos, xingando o Timão, desafiando os desafetos, clamando 'eu quero que você morra'...isso me entristece...

me entristece porque nas manhãs seguintes à esses(não sei do que chamar isso...talvez 'bárbarie em dose doméstica'), você abre os jornais (ou a net) e lê que alguém morreu por um simples jogo de futebol, que algumas vezes não são nem mesmo do time do infeliz...isso me enche de terror...

Salve o Sport, legítimo Campeão da Copa do Brasil. Será meu time na próxima Libertadores!



 Escrito por Rafa às 00h14 [] [envie esta mensagem] []






e agora (como só estou ouvindo, e não vendo, o 2º tempo do Corinthians...)?

11/06/2008 - 17h28

Chelsea anuncia contratação do técnico Luiz Felipe Scolari

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
 
 
Scolari tem uma única missão no Chelsea: ganhar a Liga dos Campeões. Será o único no mundo...mas será mais único se ganhar a Euro agora...


 Escrito por Rafa às 23h16 [] [envie esta mensagem] []






1º tempo: Sport 2X0 Corinthians

Obviedade:time que entra só para se defender geralmente...foi assim com o Sport aqui no Morumbi...e olha que o Sport, até o gol, não fez nada demais...mas chutão lá prá frente, atrás do Herrera,com o juiz apitando como se estivesse num baile de colégio de moças na década de cinquenta...mas o Nelsinho mexeu certo, memso que os gols não tenham saído lá pela direita...ele empurrou o Corinthians mais para trás ainda...e eu só escrevo sobre o segundo tempo se a coisa virar, senão, no máximo, colo uma fotinho amanhã...

 



 Escrito por Rafa às 22h53 [] [envie esta mensagem] []






PORTUGAL 3 X 1 REPÚBLICA TCHECA

 



 Escrito por silvinho às 15h46 [] [envie esta mensagem] []






NBA LAKERS (1) 87X81 (2) CELTICS

(L.A. é de amargar...repare Jack Nicholson, logo depois da mureta...procure Dustin Hoffman, Stallone, Spike Lee -ops, ele não é NY Nicks?-  e outras figurinhas perdidas na multidão...)

Se desejássemos analisar a partida de ontem (não assisti ao terceiro quarto) simplesmente considerando os fora-de-série dos dois times, poderíamos dizer: pelos Celtics, do BIG 3 apenas Ray Allen jogou, Paul Pierce e Garnett esqueceram o basquete em Boston; pelos Lakers, Bryant jogou e foi  (quase) o suficiente.

Jogaço amanhã!



 Escrito por Rafa às 15h22 [] [envie esta mensagem] []






Futebol no Profissão Repórter de hoje

O programa da Globo de hoje a noite, falará sobre a molecada. A 'estrêla' do programa será o Pato do Milan. Pena que quando o Caco Barcellos foi entrevistá-lo, foram justamente os dias em que o Milan deixou escapar o quarto lugar no Campeonato Italiano, ficando assim fora da próxima Liga dos Campeões.

Se não der para assistir ao programa hoje , vale a pena dar uma olhada no site http://especiais.profissaoreporter.globo.com/programa/  (dá para ver as imagens).

Mas, deixando de lado esse meu olhar torcedor, o assunto é sério. O que realmente acontece com esses moleques que cada vez mais cedo se tornam estrelas? No dia 2 de junho, escrevi aqui sobre meninos de quinze, dezesseis anos, que já estão sendo apontados como futuros craques dos times europeus. Gente que, muitas vezes sai de casa antes dos dez anos, e passa a ser 'educado' pelo clube. Messi mesmo, foi bancado pelo Barça desde os treze anos. Jogava muita bola, mas nenhum clube argentino topou pagar seu tratamento para o problema hormonal que apresentava. Sorte do Barcelona!

Lionel Messi

No programa de hoje, aparecerá um moleque de quatorze anos que joga no Santos e é tido como futuro craque. Seu salário é de R$ 20.000,00 por mês! Isso quer dizer que, se tudo der certo, aos vinte anos de idade ele já pode parar de jogar bola, levando em conta que seu salário crescerá.

pós-postagem: recebi esse esclarecimento da repórter (minha filha, por coincidência) que fez a matéria do menino da Vila:

Adorei!
Só uma coisa: o Jean (do Santos) tem 13 anos!
beijos

Cada vez mais jovens e cada vez ganhando mais...quando explodirá essa bomba? Até onde pode chegar os salários no negócio futebol?

Como é que você vai pedir 'amor à camisa' -por favor, não riam desse arcaísmo!- se o cara já está esgotado antes dos vinte e cinco. Não será isso o que está acontecendo com Ronaldinho? Saco cheio da superexposição?

Não é essa excessiva exposição, necessária para o retorno do investimento que se faz em torno dos jogadores, que acaba por inflar egos e tornar um monte de jogadores médios em profissionais pouco afeitos ao que o torcedor deseja, que é um futebol coletivo e bem jogado?

O Palmeiras de hoje, não é um time de jogadores médios que se acham craques? (Interessante, porquê o único craque do time, o Marcos, Campeão do Mundo, é o que vem a público  cobrar profissionalismo do resto do time).

O que vemos cada vez mais, é muita grana. O que vemos cada vez menos, é bom futebol. Pelo menos aqui no Brasil...



 Escrito por Rafa às 12h48 [] [envie esta mensagem] []






HOLANDA 3 X 0 ITÁLIA

 

 Escrito por silvinho às 19h28 [] [envie esta mensagem] []






BOSTON (2) 108X102 (0)LAKERS

                                                                                                                                                         BEAT LA

Apesar da relaxada no quarto quarto, os Celtics vão para LA com essa bela vantagem. Sendo realista, a torcida é para que o time de Boston consiga vencer uma das três partidas que serão jogadas na Califórnia. Para isso precisa contar com sua magnifica defesa e com, pelo menos, uma jornada não muito feliz de Kobe Bryant. E é esse o problema: não há nada no mundo do basquete que consiga derrotar Bryant em um dia inspirado. Hoje ele jogou bem no último quarto, e com isso os Lakers fizeram 41X 25. Voltando para casa com uma vantagem por 3X2, os Celtics serão campões. Caso contrário...



 Escrito por Rafa às 00h54 [] [envie esta mensagem] []






Palavras do mestre

Parágrafo perdido, mas brilhante, na coluna do Tostão de hoje na Folha: "Além disso, os craques não são craques porque são regulares. São craques porque, quando brilham, brilham com muito mais intensidade. Alguém já disse, com razão e exagero, que a regularidade é virtude dos medíocres".

E continua, num texto cada vez mais poético, se é que se pode ousar dizer que o Tostão já é quase um poeta da bola: "Cada dia mais torcedores se queixam, muitas vezes com razão, que atletas e treinadores não estão nem aí e que só pensam em um melhor contrato com outro clube. A cumplicidade vai muito além de cumprir obrigações e reclamar direitos. Profissionais precisam ter prazer e se envolver afetivamente com as pessoas e com o ambiente onde trabalham. Assim, vão ser mais eficientes. Assim como podemos nos apaixonar várias vezes, atletas e treinadores podem gostar e serem cúmplices de vários clubes em suas carreiras, um de cada vez".


Nota do Painel FC: Jogo duro. As propostas por Hernanes esbarram no discurso de Juvenal Juvêncio de que libera o volante apenas mediante o pagamento da multa de 26 milhões. O Barcelona é o mais interessado.

Cairia bem naquele meio-campo?



 Escrito por silvinho às 15h48 [] [envie esta mensagem] []






Os favoritos da EURO 2008?

Começa logo mais...

Segundo as casas de aposta da Europa, a Alemanha, a Itália, a Espanha e a França, nesta ordem, são favoritas para a Euro. Segundo o Olé os argentinos acham que dará Portugal. Eu não tenho a mínima idéia do que pode cada Seleção.

A empresa que em 2006 fez a simulação do Mundial, e acertou boa parte dos vencedores dos jogos e da classificação final, deu a República Checa como vencedora, mas parece que o time checo está desfalcado para a Euro.

Essa primeira fase já começa com grandes partidas, teoricamente, é claro. O tal grupo C tem Holanda, Itália , França e a Romênia tentando atrapalhar os grandões.

A página especial da UEFA sobre a Euro, pode ser lida em português (de Portugal) no endereço http://pt.euro2008.uefa.com/ . É só clicar!

Yashin e Netto, o capitão, de volta a Moscou

(Os russos, quer dizer, os soviéticos, ganharam a primeira em 60)

Na torcida, estou dividido entre Felipão e a Alemanha. Se os dois se encontrarem, decido pra quem torcer, na hora do jogo.

E pro falar em Felipão, ele pode ir para o Chelsea. Segundo o blog do Juca, o time do Abramovic, ou o próprio, ofereceu quatro vezes o salário que a Seleção Portuguesa paga. O problema parece ser que os ingleses querem assinar já, sem esperar o final da Euro. Acho que seria um big desafio para o Felipão, classificar e disputar um Mundial pela Inglaterra. Já que, na época, ele não aceitou o namoro da Seleção Inglesa, seu desafio seria dar a Liga dos Campeões para o Chelsea. E ele teria sob seu comando, o maior zagueiro do mundo -opinião dele e minha também.

E por falar em técnico, até agora a grande sensação da temporada de contratações na Europa, é o Mourinho na Inter. E a outra é o Barça pagar 30 milhões de Euros (trinta, mesmo!) por Daniel Alves. Daniel Alves que ontem foi abaixo de medíocre no jogo contra a poderosa Venezuela. Jogou tão mal que obrigou o Dunga a fazer modificação na defesa, no intervalo de um jogo de futebol. Inacreditável, não?!

 



 Escrito por Rafa às 10h34 [] [envie esta mensagem] []






Venezuela 2 X0 Brazil...Sí, se puede

Maldonado (?) gol com direito a pedalada e tudo o mais

Tudo bem, perder pela primeira vez para a Venezuela, depois de dezessete partidas, onde fizemos setenta e tantos gols e só havíamos tomados quatro, ou cinco, não sei bem.

Hoje ele não resolveu

Tudo bem ler notícias do Dunga, poucas horas antes da partida falando contra Kaká, e clamar pelo espírito de grupo (Daí vem o Runco, na Globo, e diz que Kaká não podia mais adiar a operação).

Agora, perder tomando dois belíssimos gols, dói. Dói mais ver o meio de campo da Venezuela tocando bem a bola (pelo menos no primeiro tempo foi assim) e ver  do nosso lado Mineiro, Elano, Gilberto Silva...e olhar para o Banco e ver o Julio Batista, Josué...

Dói mais quando quando se se compara com o jogo da Argentina contra o México na última quarta-feira. Assisti ao belíssimo primeiro tempo, 3X0 para a Argentina (no final 4X1). Argentina que se deu ao luxo de não convovar Tevez. O cara tá cansado, disse Basile.

Mas o resto do time da Argentina também joga na Europa, e eles não estão cansados como nossos jogadores...

Eles jogarão neste fim-de-semana contra os EUA, com o time titular e sem chororô. México e Estados Unidos, e nós Canadá e Venezuela. Dói!

O triste Galvão e seu patético escudeiro Falcão, já conclamam o espírito da Copa América, para vencermos paraguaios e argentinos. Copa América que ganhamos, jogando muito bem contra a Argentina, mas segurando lá atrás e partindo nos contra-ataques. Antes disto foi um vexame atrás do outro e muita sorte. Agora com o Paraguai até pode funcionar, mas contra os argentinos em pleno Mineirão?

 



 Escrito por Rafa às 00h17 [] [envie esta mensagem] []






Dunga e a Amarela

"Robinho é a cara do povo brasileiro. Nós nascemos querendo jogar futebol, e o Robinho sempre quer jogar futebol, independentemente do lugar". Dunga, ontem...

É exagêro dizer que Dunga não gosta de craques. Mas ele é um 'controlador', na sua (natural) insegurança. Quando se defende, atacando a Seleção de 82, que 'jogava bonito mas não ganhou nada', ele mostra não apenas uma opção pela 'eficiência' -argumento dele, não meu-, mas sim sua mágoa com um possível não reconhecimento por aquilo que o time de 94 fez. Nesse exercício ele acaba subestimando aquilo que a Seleção do Parreira tinha de bom, e inclusive aquilo em que esta era superior à de Telê (a defesa, por exemplo).

Mas Dunga não é burro. Sabe que depende dos bons jogadores, e atualmente depende muito daquele que joga 'bonito'.

O maior problema que vejo em Dunga é sua falta de experiência, e a consequente falta de ousadia tática. Seu mau humor e sua falta de educação não me incomodam tanto e nem mesmo suas patriotadas. No fundo, minha diferença com ele é que acho que eu respeito muito mais a camisa amarela, do que ele pensa respeitar.

camisa que Pelé usou no Chile, em 62, contra a Tchecoslováquia



 Escrito por Rafa às 12h24 [] [envie esta mensagem] []






Boston X Celtics

sem favorito, entre os dois maiores da história da NBA...

O Boston  Celtics fez a melhor campanha da temporada regular.

O Los Angeles Lakers fez a melhor campanha (até agora) dos Playoffs.

O Lakers foi a primeira dinastia da NBA no começo dos anos 50, quando ainda era Minneapolis Lakers.

O Boston foi a segunda dinastia da NBA na segunda metade nos anos 50 e começo dos 60.

O Boston é a equipe que mais tem títulos na história da NBA.

O Lakers é a segunda equipe com mais títulos da história da NBA.

No confronto direto pelo título da NBA, os Celtics dão de 8X2 nos Lakers.

O Lakers é a equpe que mais disputou finais da NBA.

Kobe Bryant foi MVP da temporada regular. Ele é o cara...

A partida está começando...



 Escrito por Rafa às 22h08 [] [envie esta mensagem] []






pintou o campeão!

Washington, do Flu, não se conteve após a bela vitória sobre o Boca, e declarou que "pintou o campeão". Acho que no caso do Flu, pintou mesmo.

O Flu empatou o primeiro jogo por sorte, e pela ajuda do goleiro argentino, que tomou um peruzaço. Os comentaristas estão dizendo que, além do bom futebol, o Flu está contando com a tal 'sorte de campeão'. Mas mesmo reconhecendo o lugar do  acaso -o Tostão tem falado muito disto-, é inegável que o Flu é o melhor time da Libertadores, portanto, merece ser campeão. Um time técnico, com alguns bons jogadores, e um técnico que joga para a frente, possibilitanto assim que a técnica do time se evidencie e se imponha.

pintou o campeão?

Se fossem outros os tempos...(leia-se: se o Corinthians não estivesse na Segundona, depois da terra-arrasada deixada por Dualibi e sua gangue), eu deveria estar festejando a vitória de ontem sobre o Sport. Mais! Deveria começar a mudar minha imagem de que este time, não sabe jogar um mínimo de bola. Gato escaldado! Mas aquele golzinho no final...

A verdade é que os trinta minutos iniciais do time foram muito bons. Iguais aos que jogamos no primeiro tempo contra o Goiás. Ou superiores, se levarmos em conta que o Sport é muito mais time que o Goiás.

A verdade é que o argentino Herrera fez um partidaço. E não é de hoje que o cara está jogando bem. Não tem sido apenas uma questão de raça. Ele se movimenta muito, e seus passes tem sido precisos. Ontem, depois do terceiro gol, eu me vi gritando, depois de muito tempo. Mas eu não gritei gol, nem o nome do autor, o Acosta, eu gritei:-Herreeeeraaaa!.

Mas o grande nome do Corinthians atualmente é Mano Menezes. Não é só que ele está tirando leite de pedra, mas em alguns momentos a pedra tem virado outra coisa...sei lá o que! Talvez, um time de futebol!

Pós-post. Um cara me disse que ouviu de um corinthiano que foi bom levar o terceiro gol, porque daí o time não vai entrar de salto alto em Recife. O que pode a mente de um fiel torcedor, não?!?



 Escrito por Rafa às 12h30 [] [envie esta mensagem] []






sem favoritos

Tecnicamente o Flu está melhor que o Boca. Tem a vantagem do empate em 1X1, mas não tem a rodagem que o Boca tem, e afinal, o Boca é o Boca. Se o Tricolor passar pegará o/a LDU. Uma bába, não?

Tecnicamente o Sport está melhor que o Corinthians. A chance do Timão é seus jogadores perceberem aonde jogam; afinal, o Corinthians é o Corinthians!



 Escrito por Rafa às 01h20 [] [envie esta mensagem] []






Robinho é craque? Quem é craque hoje em dia?

(minha opinião vai entre parêntesis)

Não vi quase nada de futebol neste fim-de-semana. Por hábito, assisti à boa parte de Brazil 3X2 Canadá. Que sufoco para ganhar daquele bando de pernas-de-pau. Confesso que quando vi a escalação da Seleção pensei: "nenhum craque no time!". Depois me dou conta de que lá estaria Robinho. Mas mesmo assim ainda fica um certo travo, porque no fundo estou é me perguntando: 'Robinho é craque?'. A pergunta parece soar como uma heresia, principalmente se olharmos para os grandes jogadores do futebol mundial. Unanimidades? Todo mundo vai dizer que Cristiano Ronaldo (um craque) e Messi (um craque) são craques. Kaká (um craque)? Maradona (um craque) diz que Kaká não é craque. Ronaldinho (um craque)? Se 'descermos' mais um pouco poderemos perguntar: 'Riquelme (um craque), Alex (um craque), Dodô, são craques?'. Henry (?), Eto'o (?), Gerrard (?), Seedorf  (craque), Lampard (?), Therry (craque), Pirlo, Nistelrooy (?), destes, quem é craque,  com certeza? Quem  mais?

Dá para pensar que, hoje em dia, a noção de craque mudou em relação a vinte anos atrás. Parece que agora ninguém 'é' mais craque, mas que o jogador 'está' craque.

Mais do que nunca, o negócio 'futebol' precisa de ídolos-marcas. Ronaldo (um craque) cumpriu este papel,  desde a explosão no Barça até a Copa de 2002. Entre 98 e 2002 dividiu essa glória com Zidane (um craque).  Mesmo não jogando nada de bola desde 2002, a marca Ronaldo é ainda uma das que mais fatura entre os jogadores de todo o mundo, mas a Copa de 2006  não deixou para mundo do futebol um herdeiro, já que o Brasil e Ronaldinho falharam.

Como a marca precisa durar para que o retorno do investimento seja o mais longo possível, o mercado do futebol aposta em jovens cada vez mais jovens. A capa da Placar de maio mostrava Cristiano Ronaldo, 23 anos, Messi-20, e Fabregas-20 (um craque?) , e a chamada "Reis Mirins - Nunca na história do futebol tivemos os melhores tão precoces". Na reportagem aparece abaixo dos três reis, uma corte com jogadores com menos de 24 anos: Adebayor-24, Iniesta-23, Fernado Torres-24, Aquilani-24 e Rooney-22. Em seguida uma lista dos herdeiros, com Karim Benzema-20 (o jogador do Lyon é o  mais bem pago do futebol francês), Pato-18. Agüero-19, Bojan-17, Walcott-19, Nasri-20 (um craque), Giovani dos Santos-18 e Nani-21. Mas o mais significativo é aparecer uma última lista com os herdeiros dos herdeiros: Nikon Jevtic do Schalke 04, aos 14 anos, já passou pelo Austria Vienna e pelo Valencia; Mauro Icardi, do Barça, 15 anos, mora na Espanha desde os 9 anos e teve o Real Madrid como concorrente ao seu passe; Daniel Oparé do Real Madrid, 17 anos e Giorginio Wunaldum do Feyenoord, 17 anos.

Diante deste quadro, é um absurdo duvidar da 'craqueza' de Robinho. A não ser que você tenha um outro parâmetro sobre o que é craque. No intervalo do jogo do Brasil, dei uma olhada no Juca Entrevista da ESPN, e dei de cara com Roberto Rivellino (um craque). Numa determinada passagem ele revela que na Seleção, jogou muitas vezes com muitas dores, porque não queria dar chance 'a um Dirceu Lopes (craque) ou a um Ademir da Guia (craque)'. E Rivellino, até 70, nem sempre foi titular. Nas eliminatórias em 69, aos 23 anos, foi reserva de Gérson (um craque). Estamos falando de quatro indiscutíveis craques, certo? Mas eram quatro para uma única posição. Havia todo o resto ainda!

Talvez minha sisma com Robinho seja apenas porque ele virou um mascarado. Talvez seja porque a Globo e seu file escudeiro Galvão, procurem nele um substituto para o Ronaldo, e para um tal 'jeito' brasileiro de jogar bola, o que hoje , infelizmente, é muito mais uma marca do que a realidade do futebol da Seleção. Talvez seja apenas porque ele é o queridinho do Dunga (um perna-de-pau), e se presta a essas patriotas que temos que ouvir deste rascunho de técnico, pau mandado de Ricardo Teixeira.



 Escrito por Rafa às 10h33 [] [envie esta mensagem] []




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 


BRASIL, Homem, por Rafa, Silvio e colaboradores





 
 




UOL Esporte
Lance!
Site da Fifa
Site da Conmebol
Site da Uefa
Site do São Paulo
Site do Corinthians
Site do Palmeiras
Site do Flamengo
Site do Santos
Site do Vasco
Site do Botafogo
Site do Fluminense
Site do Goiás
Site do Atlético-MG
Site do Internacional
Site do Grêmio
Site do Cruzeiro
Site do Náutico
Site do Sport
Site do Paraná
Site do América-MG
Site do Atlético-PR
Site do Figueirense
Site do Juventude
NBA
F-1
MR Anúncios
Blog do Juca
Blog do Torero
Blog do Birner
falleninterlude
Raptors.com
Jornalismo Esporte Clube
 
 

Dê uma nota para meu blog